terça-feira, 19 de abril de 2016

Two days in Bangkok

Boa noite!

Mais um pedido de desculpas da minha parte, que não vos escrevi sobre BKK ainda. Isto nem pra mim mesma é bom, que eu gosto de escrever quando tenho a memória fresquinha já que não costumo tirar apontamentos dos locais onde vou. Fica então mais difícil quando venho aqui passado mais de não sei quantos dias e tenho de me lembrar de tudo o que aconteceu. Ainda assim, cá vamos nós. E vamos sem mais demoras. Como já vos disse no instagram, este foi o meu local favorito até agora. Como tal, tirei 30283023649832743 fotos. Tentei escolher as melhores para vos mostrar, mas fiquem a saber que haveria muitas, muitas mais :)

No mês de Março saiu no meu roster dois voos para Bangkok. Fiquei super entusiasmada desde o início. Já só pensava nisso. Lembro-me de ver na televisão um programa há muitos anos com um actor que agora até já não é vivo, onde ele dizia "Este produto veio directamente da Tailândia!" e desde sempre que queria visitar. No primeiro dia saí com um rapaz australiano para conhecer a cidade e no segundo saí com uma portuguesa. Vou então fazermos uma listinha dos locais que visitei e mostrar-vos algumas das fotos que tirei e em que consiste cada local.

Agora que introduzimos tudo, vamos até lá? :)

Street Food

Quando estamos na cidade ficamos num hotel a dez minutos a pé de um mercadinho local. Este mercado está aberto todos os dias e é um mercado de rua. Como se fosse uma feirinha mas cheia de roupa e vegetais e um mercado de peixe fresco. Enfim, tudo o que possam imaginar. Este local é óptimo para ir a qualquer altura, seja para comer uma sobremesa (têm o famoso "mango sticky rice": uma espécie de arroz pastoso com um creme doce em cima que é acompanhado por um pedaço maravilhoso de manga), para beber uma água de côco ou mesmo para almoçar. Este foi o local onde fui no dia 2 - que era domingo. No primeiro dia, mal saíamos do hotel tínhamos toda a avenida cheia destas comidinhas e de barraquinhas com roupas, etc. A minha parte favorita deste locais são, sem dúvida, as frutas. E o melhor é que todas essas frutas são vendidas ao preço de quase nada.

Em Bangkok a moeda é muito pouco valiosa. Então, reparem nesta foto. O preço ao KG das bananas é 30. 30 bahts são 3 dirhams. 3 dirhams são 3 reais, que em euros dá a módica quantia de 75 cêntimos. Quantos quilos de banana trariam? :) As minhas frutas de eleição para comprar na Tailândia são papaia, dragon fruit e melancia. Imaginem comprar em Portugal duas papaias gigantes e não custarem nem 1€. Das duas vezes que fui abasteci a minha mala com frutinhas de qualidade enorme!

Bangkok Tuk-Tuk

Todo o turista tem de experimentar dar uma voltinha de Tuk-Tuk. Eles estão em todo o lado e os condutores vão oferecer-vos em todo o lado também. É um género de um táxi. Na verdade é mais barato ir de táxi para qualquer lado mas experimentar uma volta neste transporte é fenomenal e algo a fazer, com certeza, Tem espaço para três pessoas num pequeno banquinho atrás e podemos colocar as nossas compritas aos pés. A melhor coisa é o vento que bate na vossa cara quando estão 35º na rua. Todos os Tuk-Tuk são decorados pelo condutor, uns são super coloridos, uns têm luzes que piscam, outros bonecos de peluche, flores...

Wat Pho Temple

Este templo é um templo budista com 8 hectares de área. Está localizado junto ao Grande Palácio de Bangkok e também tem o nome de Templo do Buda Reclinado/Deitado (toda a gente sabe esta não é?). Para além disso, é também conhecido como o berço da massagem tradicional tailandesa. Quando escolhi este local para visitar era isso que tinha em mente: por um lado o Buda, por outro a massagem. O local é gigante, cheio de estátuas, natureza, árvores, esculturas. De vez em quando vemos até monges budistas a passear por lá. Por cada bilhete que compramos - que custa 2,50€ - temos oferta de uma água - na verdade vão beber mais de três com o calor que por lá faz.

"chedis": há um total de 91 chedis neste templo. São constuções feitas de azulejos e cerâmicas. As 4 maiores localizam-se ao lado do Templo do Buda reclinado e dedicam-se aos 4 reis da dinastia Chakri.

Dentro do templo existem então pequenos edifícios com estátuas do Buda. Cada uma delas mais bonita que a outra. A cor que mais sobressai é o dourado e há muitas estátuas em que não é permitido tocar. Perto de todas elas tem uma pequena história sobre a sua origem que podemos ler.

Em alguns dos pequenos edifícios, não é permitida a entrada a mulheres que não tenham as pernas cobertas. Para estes casos, existem umas senhoras à entrada que nos cedem umas saias até aos pés.

Chegamos então a um edifício com uma entrada enorme, onde somos convidados a colocar o nosso calçado num saquinho que carregamos enquanto estamos lá dentro. Mal entramos ficamos extasiados. O Buda Gigante é mesmo isso: gigante. Feito em cerâmica e coberto a folha de ouro, esta estátua ocupa quase todo o interior do Templo onde se encontra. Este Buda tem 43 menos de comprimento e 15 metros de altura. Só para terem uma noção, cada pé tem 5 metros de altura!

Ao lado da estátua, em todo o seu comprimento, existe uma fileira de potinhos onde se coloca uma moeda em cada pote (cada conjunto de moedinhas custa 50 cêntimos e o valor reverte para o prório Templo). Existem no total 108 potinhos de bronze e as pessoas acreditam que se colocarmos uma moedinha em cada um atrairemos sorte.

Por último, mas não menos importante, a parte que toda a gente me perguntou: a massagem. Começo por vos dizer que saí de lá toda "partida". A massagem tailandesa original consiste em "estalar" todos os vossos ossinhos e tendoezinhos e todas as coisas que dê para o efeito. É uma massagem onde é aplicada muita força. É uma massagem que funciona através de pressões profundas, alongamentos musculares, manipulações articulares onde se procura libertar os bloqueios e estagnações da energia vital. Neste templo, as pessoas deitam-se numa espécie de camaratas umas ao lado das outras e é aí que recebem a massagem. Paguei cerca de 7€ por meia hora e no final ainda me deram um chazinho fresco para relaxar.

Golden Budda Sukhothai Traimit

Fazendo referência à Wikipedia, descobri o seguinte:
"A estátua é de 3 metros de altura, e sem o pedestal 2,54 m, pesa entre 5 e 5,5 toneladas, representando Buda sentado no chão de pernas cruzadas, na posição de Bhumisparsamudra, que assumiu quando ele recebeu o Bodhi (iluminação), com os dedos da mão direita tocando a terra, a qual prestam homenagem, e a mão esquerda pousada nas pernas na frente do osso púbico com a palma da mão para cima."

Este Templo não é tão grande e tão cativante como o primeiro de que vos falei mas é sem dúvida um local a visitar. É um dos poucos templos onde nos é permitido chegar perto das estátuas de valor. Localiza-se perto da zona de Chinatown.

MBK

Quem gosta de compras ponha o dedo no ar. Agora quem gosta de compras baratissimas ponha os dois braços no ar! Chegámos a MBK - o sítio que vos vai deixar loucos de vontade de ir a Bangkok. Quando abriu, em 1985, era o maior centro comercial da Asia. Ainda assim, continua a ser o maior shopping em Bangkok. Com 8 pisos de altura e mais de 2000 lojas e restaurantes, é um local adorado tanto por locais como por turistas. Lá dentro, encontram roupa, maquilhagem, produtos de tecnologia, enfim, tudo o que possam imaginar, marcas genuínas, imitações de marcas. O melhor de tudo é que podem sempre negociar os preços, tal como no Night Market, que vos falarei a seguir. Imaginem comprarem uma imitação quase de luxo de uma malinha Chanel. Que me dizem? E um conjuto de câmeras para o telemóvel por 4€?

Night Market

A 15 minutos a pé do Holiday Inn, cá temos nós o night market. Basicamente as melhores oportunidades e melhores réplicas de produtos estão aqui. Marcas como Chanel, Mulberry, Michael Kors, Dior, Prada, entre outras, estão acessíveis a qualquer pessoa nesta rua. Aberto só a partir das 18 (hora local) e encerrando perto das 2 da manhã, é um local onde conseguem arranjar presentes pra mostrarem aos vossos amigos o quão ricos são - ou não ahahah
Neste mesmo local parei num restaurantezinho onde comi crepes chineses e onde nos presentearam com as bebidas sendo servidas da forma mais bonita que já vi. Eu bebi um sumo natural de melancia e a minha colega uma água de côco.

E na verdade, é então por todas estas razões que tentei explicar-vos que considero, até agora, que BKK é o meu layover favorito. Sempre que sair no meu roster vou ficar feliz por voltar a poder
apreciar toda a beleza desta cidade.

Obrigada pelo vosso carinho.