sábado, 10 de outubro de 2015

Menos 19

Hoje vamos falar sobre o Open Day, novamente!

Já recebi várias mensagens vossas com esta questão e resolvi escrever um bocadinho sobre isso. A pergunta que muitos me têm feito e fizeram, mesmo quando nem sabia ainda se tinha entrado foi :

Que línguas preciso de saber falar para entrar na Fly Emirates?

A resposta é muito, muito simples: inglês. Só. Apenas e só. Acho que existe a ideia de que é preciso ser fluente em muitas línguas e quanto mais melhor e na verdade nada disso é necessário. Na verdade, eu não sou, de todo, fluente. Digamos que tenho facilidade em aprender e que percebo o geral numa conversa, tal como falo o geral. A questão que se põe é que, para passar as várias fazes, quem não fala inglês simplesmente não consegue. A entrevista final é única e exclusivamente em inglês e, sim, são coisas complexas. Dei por mim muitas vezes a perguntar à pessoa que me estava a entrevistar como se diziam certas palavras, explicando o significado. Ela não levou a mal, disse-me até para estar à vontade para perguntar o que fosse preciso. Agora, assim que chegar ao Dubai, todas as aulas vão ser em inglês, os manuais, tudo, tudo. Vai dar para treinar bastante!

Ainda assim, tenho um conselho pra todos os que querem inscrever-se que acho que não vos passa pela cabeça:  o mais fácil é o inglês. Eu sei que quem me conhece se calhar até pensa que entrar é facílimo - eu entrei, né? O vosso problema menor é a fluência em inglês. E então vocês pensam "Ah, a sério? Então se eu for minimamente bonito(a) e me safar minimamente em inglês já entrei!". Não. Eu não tinha bem essa noção, mas há pessoas cujo objectivo de vida é entrar na Emirates. No dia do OD muita gente me perguntou quantas vezes já tinha ido tentar e muitos também ficaram "espantados" quando eu disse que era a primeira. Eu, Joana, fui só "tentar a minha sorte" e, na verdade, tive sorte. Ser hospedeira é um trabalho como qualquer outro que exige (e leiam bem) trabalho.  Isso mesmo! É um trabalho que não é um emprego. E se falarem com qualquer pessoa que trabalhe nesta área vão perceber que nem tudo é fácil. Aliás, há muito mais coisas difíceis do que fáceis. 


Este é o João. O João, infelizmente, não passou na fase final: já todo o processo dele tinha ido para o Dubai. Recebeu um "não" mas vai continuar a tentar. E não era a primeira vez dele. Há pessoas que vão aos  OD's da Emirates sempre que eles existem, umas porque têm o sonho de estar naquela companhia e já voam por outras empresas e outros, se calhar, que tal como eu, foram às escuras. Eu fui super mal preparada e não levei as fotografias que eram pedidas - e agora sei que elas ajudam e muito! Então pensem, eu fui uma excepção. Possivelmente até entrei porque ia super descontraída, com o pensamento de que ia dar o meu melhor e não ia ficar triste se ficasse pelo caminho. O segredo é esse: ter calma. E depois, claro, uma linda saia e um cabelinho bem arranjado com uma bela de uma maquilhagem! - homens, nada de saias, por favor.

Sem comentários:

Enviar um comentário