domingo, 1 de novembro de 2015

Primeiro dia: Headquarters

Que dia cansativo!

Ontem mal consegui dormir por causa da diferença horária a que estou habituada e então hoje foi um dia muito intenso. Então, comecemos pelo princípio! Levantei-me às 4:30h da manhã e fui tomar um duche. A água aqui tem imensa pressão e é muito quentinha. Já ouvi dizer que noutros prédios não é bem assim, principalmente nos muito novos (recentes). Cheguei ao ponto de recolha do autocarro às 6:15h e ele chegou por volta das 6:30h. No autocarro sentei-me ao lado de uma rapariga que eu já tinha visto no aeroporto no mesmo dia em que eu cheguei. Chama-se Adriana e é da Polónia. Na verdade fui todo o caminho a conversar com ela: sobre a casa, sobre o namorado dela, sobre a família, todas essas coisas. Ela disse-me que só ia entrar no próximo mês mas que a Emirates lhe alterou a data e veio quando eu vim. Hoje tínhamos de usar roupa formal e foi este o outfit que escolhi.

Sapatos: Marypaz / Saia: H&M / Camisa: Primark 

Quando chegámos ao Headquarters (meia hora depois) fomos até uma salinha onde estava toda a gente. Lá, fomos separados por grupos de 15 pessoas e recebemos uma plaquinha com o nosso nome e número de "colaborador". Depois disso fomos para o auditório e começaram as sessões de formação. Então, segundo eles no ano passado cerca de 208 000 pessoas candidataram-se à Emirates e apenas 5 000 foram escolhidas. Sim, 5 000. Depois disso fizemos alguns jogos para nos conhecermos como batch. O batch é como se fosse uma turma. Então, era suposto escrevermos num quadro quantas nacionalidades diferentes havia no nosso grupo. O meu tinha 14. A seguir tínhamos de escolher as três profissões mais interessantes no nosso batch. O meu grupo escolheu: professora de inglês, serviço ao cliente e digital media planner, seja lá o que isso for. :) O último dos exercícios era apresentar alguma coisa que tivessemos trazido do nosso país que nos fizesse lembrar dele, ou da nossa casa. Hoje apercebi-me que as pessoas só conhecem Portugal quando se fala no Cristiano Ronaldo. Então resolvi tentar quebrar o gelo e fazer as pessoas rir um pouco. Disse qualquer coisa do género "Olá, sou a Joana e venho de Portugal. Pra me lembrar do meu país eu trouxe uma fotografia do Cristiano Ronaldo". Todos ficaram a olhar. Então eu disse "I'm just kidding" e todos riram. Apresentei então o meu peluche em forma de cogumelo que me lembra da minha mãe, irmão e namorado. Eles meio que ajudaram a que eu o pudesse ter. Na verdade ele foi comprado com pontos de um supermercado, mas significa muito pra mim. Durante o dia andei sempre com a Hari (uma italiana) e almocei com ela e com a Elena (italiana também). Ambas falam português e é óptimo pois assim é mais simples aprender quando não sei alguma palavra.

Depois disso continuaram as sessões. Falámos sobre muitas, muitas coisas. Há duas que quero contar-vos. Duas completamente diferentes. A primeira diz respeito à imagem a manter. A partir de agora, sempre que usar o pólo vermelho da Emirates tenho de ter cuidado com a imagem que passo. Portanto, há algo que me deixou surpreendida: quando quiser beber alguma coisa tenho de usar uma palhinha. Imaginem que têm sede. Só podem beber por uma palhinha colocada dentro da garrafa ou colocar a bebida num copo pequeno. Só pela postura. Homens também o fazem por isso não tem a ver com o baton! No fim de todas as sessões pediram alguém pra ser o porta-voz do grupo e eu ofereci-me. Sempre pensei que quando me meto em alguma coisa é pra ser a sério e mais responsabilidade rima com isso, para mim. Já para não dizer que isso talvez me vá distrair, o que é óptimo pois não é fácil estar aqui "sozinha". O problema agora é que toda a gente escreveu o nome no Facebook mas como há pessoas russas e tudo é complicado encontrá-las para as adicionar!



No final do dia recebemos todos dois pólos vermelhos e dois livros gigantes, que vão ser os meus melhores amigos a partir da próxima semana. Hoje recebemos também um adiantamento de metade de um ordenado nosso mais um bónus para comprar o que quisermos (vou comprar um ferro de engomar e guardar o restante). Há pessoas que compraram baton vermelho e redes para o cabelo mas na verdade eu já tinha comprado em Portugal a rede e o baton posso dizer-vos que foi a irmã do meu namorado que o aconselhou e é mesmo o que é preciso! Mas depois valo-vos melhor da maquilhagem se quiserem, como já prometi. É necessário ir com o cabelo "imaculado" como disse a instrutora e a maquilhagem tem obrigatoriamente de conter base, blush, baton vermelho e rímel!

Para terminar só quero falar-vos da outra coisa que vos queria contar sobre o que foi falado nas sessões. Houve uma parte em que todos mandámos ao ar as nossas expectativas em relação a estar na Emirates. Depois disso foram os instrutores que falaram. Um deles disse algo que nunca mais, na vida, vou esquecer. E não vos vou explicar porquê - deixo à vossa consideração. 

"Na verdade todos vocês apresentaram coisas que vos lembram da vossa família e da vossa casa. Mas lembrem-se, a partir de hoje, esta vai passar a ser a vossa família. E nunca se esqueçam disto: todos nós temos as nossas forças e fraquezas. E vocês tem de aprender a pegar na vossa fraqueza e transformá-la em força!"

Vemo-nos em breve.
Um grande beijinho!

1 comentário:

  1. Joana!! Seus textos são muito inspiradores e você é uma fofa ❤ Gostaria de saber se depois que você recebe a golden call, toda a mudança e hospedagem fica por conta da Emirates, ou você paga algo??

    Obrigadíssima :)

    ResponderEliminar