terça-feira, 3 de novembro de 2015

Viver no Dubai

São cerca de 4h da manhã no Dubai. Ontem adormeci às 21h portanto acordei há meia hora sem sono. Talvez ainda esteja habituada a não dormir muito dos dias anteriores mas já que acordei pensei em escrever alguma coisa pra vocês.



Ontem foi dia de fazer alguns exames e tirar umas fotos para colocar no nosso cartão de identificação. Tivemos também uma espécie de revisão de farda e a minha coordenadora disse que a cor dos meus lábios estava perfeita (Sephora Liptint nº1) e das unhas também (KIKO Quick Dry nº 825). Isto aconteceu porque ontem vestimos o nosso polo vermelho pela primeira vez e como já vos disse, tudo tem de estar perfeito!

Hoje quero então falar-vos sobre algumas coisas que são diferentes culturalmente no Dubai. Ontem tivemos uma sessão de esclarecimento. Não tirei notas porque me esqueci mas vou tentar focar os pontos que considero mais importantes.

Viver no Dubai não é igual a viver em Portugal. Porquê? Culturalmente o Dubai é um país que tem regras muito restritas e marcadas sobre muitos temas. Às vezes é "normal" que os turistas ignorem algumas destas coisas mas as pessoas que residem cá não o devem fazer. Por favor não me questionem muito sobre o que vou dizer a seguir porque ainda não consigo esclarecer-vos acerca de muitas das coisas que ouvi. Por exemplo, no Dubai não é permitido vestir algumas coisas: roupas transparentes, decotes muito fundos, vestidos ou calções muito curtos e apertados, etc. Quando digo que não é permitido, não estou a falar que somos olhados de lado na rua. Nada nos acontece ao usar essas roupas mas se quisermos ir aos correios ou polícia os trabalhadores podem recusar falar connosco. Isto da roupa pode também fazer diferença em situações extremas de violação por exemplo. Não é tão preto no branco mas acho que me estão a perceber.

Quanto ao álcool e drogas: no Dubai a tolerância de drogas é zero. Somos deportados para o nosso país. Quanto ao álcool é necessária uma licença para beber que é paga anualmente. Esta licença não é necessária para beber dentro de um bar ou discoteca mas é necessária para andar na rua sob efeito do álcool. Caso sejamos apanhados em algum problema bêbedos sem licença não é bom e há represálias. Por exemplo, se entrarmos num táxi bêbedos e adormecermos, o taxista não nos vai deixar a casa mas vai ligar para a polícia.

Quanto a demonstrações de carinho em público (conheço pessoas que iam adorar esta) não são permitidas. Não é permitido andar de mãos dadas na rua nem beijar em público (sim, mesmo os dois beijinhos tipicamente da nossa cultura). Mais uma vez, isto não é tão preto no branco. Há certos sítios no Dubai onde estaremos confortáveis ao fazer isso na rua, mas temos de ter atenção. e for na mesquita, por exemplo, é estritamente proibido. Num café onde só há turistas se calhar já é natural fazer isto. 

Para terminar por hoje (até porque já são 4:30h e é hora de ir tomar banho e ficar emiraticamente perfeita) quero apenas focar mais um ponto sobre o dia de ontem. Tivemos uma sessão com a responsável pela imagem e uniforme. Ela falou-nos sobre as expectativas que tinham de nós. Estas coisas deixam-me sempre emotiva. Claro que faz parte do "jogo" colocarem-nos no topo para sentirmos que realmente somos especiais (e somos) mas quando penso que só 2% das pessoas todas que se candidatam, no mundo, realmente entram na Emirates (dados estatísticos acessíveis a toda a gente) fico logo comovida. A Emirates faz muitos OD's em tantos países diferentes e gasta muito à procura das "pessoas perfeitas". E sabe bem, de vez em quando, sentir que realmente "faz sentido". Ontem o que mais me marcou foi ela dizer que é preciso muita coragem e força para sair do nosso país e vir para aqui, sozinhos, em busca de uma vida melhor, em prol de ser a excelência no que diz respeito a servir os nossos clientes. E sim, é. Sinto isso todos os dias. Mas sinto também que toda a minha vida fui construindo coisas e tendo pequenas conquistas que me permitem, hoje, estar aqui. É difícil lidar com a distância mas acredito que os meus amigos, as pessoas importantes na minha vida, estão lá quer eu esteja a viver na casa deles quer esteja aqui. Nada é para sempre e temos de agarrar as oportunidades quando elas surgem. E aqui acho que vou crescer bastante enquanto pessoa e ganhar muita coisa que ainda não tenho: mais força e resiliência. 

Quando pensarem que não encontram o vosso lugar no mundo por favor lembrem-se de ser pacientes. A vida dá-vos tudo a seu tempo. E um pedido da minha parte, agora. Gostem de vocês, gostem muito. Acreditem no vosso potencial e mantenham a cabeça alta. Nem que seja a fingir. Parecer é ser. 

2 comentários:

  1. E que tal uma atualização do percurso até agora? :)

    ResponderEliminar
  2. adorei a tua descrição.....boa sorte e sê feliz.cristina valada

    ResponderEliminar