segunda-feira, 23 de novembro de 2015

SEP & Viver no Dubai II

Exactamente 20 dias depois do meu último post, cá estou eu de novo. Só ia escrever amanhã porque ainda tenho um exame por fazer mas estou tão stressada com os estudos que tive de parar um pouco e pensei que talvez fosse o melhor momento para deixar aqui algumas palavras.

Parte I: o curso

Ditching (aterragem de emergência no mar)
Muitos me perguntam todos os dias e até recebi alguns comentários no blog a pedir para fazer uma atualização de como está a ser. Então vou fazer-vos a vontade. Posso dizer-vos que estou a aprender muito sobre situações de emergência e como lidar com elas quando elas existem. Não custa estarmos preparados e é isso mesmo que fazemos nas nossas semanas. Combatemos fogo real usando um extintor, fazemos evacuação de um avião pelo slide insuflável, aprendemos até algumas técnicas para nos mantermos quentes em caso de aterragem de emergência no mar e termos de permanecer na água. Sim, temos exames, é muita coisa para saber, mas com um pouco de concentração tudo se consegue.

Parte II: preços/locais

fonte de uma das entradas do Emirates Mall
Desde que cheguei ao Dubai que, na verdade, não tenho tido muito tempo livre para visitar nada. O fim-de-semana aqui é à sexta e ao sábado e sim, posso aproveitá-lo acordando cedo. Ainda assim, estas semanas têm sido exaustivas e basicamente tenho aproveitado para descansar. Como temos um autocarro grátis que vai desde o meu prédio até ao Emirates Mall, faço todas as minhas compras no Carrefour (há um dentro deste shopping), o que me facilita muito já que no supermercado ao lado de casa as coisas são um bocadinho mais caras. No início não cozinhava muito mas agora já me habituei aos horários e tenho comido melhor. Na minha opinião, sim, há coisas mais caras aqui mas acabo por gastar o mesmo que gastava em Portugal, com a diferença de que não compro "marcas brancas". Aqui posso dar-me ao "luxo" de ter tudo da melhor qualidade pois os preços são quase equiparados ao de qualidade média em Portugal. (Viva o Carrefour!!)

Rooftop do Pacha Dubai (Burj Al Arab ao fundo)
Sobre os locais, ainda não vi de perto o Burj Al Arab mas é o que mais anseio! Ainda assim já lhe tirei uma fotografia ao longe, numa das minhas saídas. Nessa noite fui ao Pacha Dubai, que é basicamente o Pacha de Ibiza, mas no Dubai. É um local com três ou quatro pisos, super bonito, com música diferente em cada piso. As bebidas alcoólicas aqui são caríssimas. Se vierem cá um dia e quiserem sair à noite venham a contar com isso. Já ouvi dizer que há uns bares onde é mais barato, mas conto-vos depois, quando lá for ahah


Jumeirah Beach
Nestes dias fui também à praia. Aliás, fui lá este fim de semana. A água é maravilhosamente quentinha e passei o tempo todo a mergulhar. Quem me conhece sabe que eu odeio ir à água na praia mas aqui é surpreendente. Estou apaixonada por esta realidade do Dubai. A areia é super fininha e fofa. Sim, isto é o melhor sítio para ir à praia de sempre. Também só estou a comparar com a praia da Figueira da Foz, mas ainda assim, confiem em mim! eheh

Parte III: cultura

vista exterior de uma mesquita
Outro local que visitei, com o College, foi uma mesquita. É bom conhecer outras realidades e tentar perceber porque é que a mulher tem um papel diferente do homem na sociedade árabe. Vejam só isto (meninas, leiam bem ahahah): há pessoas no meu batch que vivem esta realidade de perto pois faz parte da cultura delas. Então, o que me contaram é que em muitos países árabes a mulher não trabalha e fica em casa com os filhos. O salário do homem é dividido pelos dois. Se a mulher quiser trabalhar, pode. O que acontece é que fica com o salário que ganhou só pra ela e continua a receber "mesada" do homem. Não é assim tão simples como estou a descrever, como é óbvio, mas o que entendi é que o homem mostra que é homem dando tudo o que a sua esposa quiser. É uma benção poder ter noção de como todos somos diferentes e todos aceitamos e compreendemos o ser único que cada um é.

Parte IV: curiosidades
Esta é a parte que estava mais ansiosa pra escrever! Para ser mais fácil para entenderem e ficar tudo na vossa mente vamos por partes:
  • No Dubai as casas não têm persianas. Não sei porquê mas não faz falta aqui. Vivo bem sem elas. Os vidros do meu quarto são super grossos, tal como os cortinados, então a luz não passa.
  • O Mac Donald's faz entregas ao domicílio. Sim, morram com esta. Tantas vezes em queimas e latadas de Coimbra que vemos estados de Facebook a pedir por favor que o Mac faça entregas, pois bem: aqui faz.
  • Não é preciso ir ao shopping com roupa a cobrir o corpo todo. O truque é pensar naqueles almoços de família onde estão os primos, tios e avós. Ninguém vai visitar a avó com os calções a ver-se tudo nem com uma camisola transparente, certo? É só aprender a vestir-se "com respeito".
  • Ar condicionado é um must-have. Voltando ao tópico anterior, aqui abusam no ar condicionado. Eu não consigo andar no shopping muito tempo de cavas. 
  • A água da torneira tem sempre a mesma pressão. Esqueçam os pingos de água na blusa e as manchas devido ao "não controlo" da torneira. Aqui não existe disso. Quer a água seja a ferver ou fria, a pressão é a mesma. E sim, dá muito jeito.
  • Nas casas de banho públicas há água quente pra lavar as mãos. Imaginem o bom que é isto. Não, aqui não está sempre calor em todo o lado como já expliquei. Então sempre que lavo as mãos tem de ser com água morninha. Porque posso!
  • Há sempre 6 ou 7 rolos de papel higiénico a mais nas casas de banho públicas. E não, isto não pode ser implementado aí. Acho que deixavámos de comprar papel ahaha
  • x:4. O valor da moeda em euros é igual a sua divisão por quatro. Ainda me faz confusão pagar 200 dirhams no shopping quando compro comida. Mas pensem... são só 50€.
  • Há bandeiras do Dubai em todo o lado. Todo o lado significa: todo o lado. Quer seja num edifício oficial de algum serviço que seja numa obra em construção, há imensas bandeiras espalhadas. Isto sim, é amor ao estado.
E com isto já passou o meu tempo de pausa.
Falamos em breve novamente, ok? :)

3 comentários:

  1. Ju, estou a adorar acomanhar esta tua aventura!!! Muito sucesso e continua :))) Beijinhosss

    ResponderEliminar
  2. Estou a adorar acompanhar o teu blog. Continua! Boa sorte :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana :) estou a adorar ler o teu blog, porque o meu sonho é ser hospedeira de bordo na Emirates . Tenho algumas dúvidas e falta de confiança... a nível do inglês no curso , foi fácil perceber as aulas e fazer os exames em inglês? para a entrevista final tiveste de estudar muito à cerca da Emirates?

    ResponderEliminar